domingo, 3 de maio de 2009

Boas Notícias 39


- Estreou no dia 1 de Maio o mais recente filme de Manoel de Oliveira, «Singularidades de uma rapariga loura», baseado num conto de Eça de Queirós, publicado em 1902. É o 49º filme de Manoel de Oliveira, que aos 100 anos, homenageia assim Eça de Queirós autor do livro publicado em 1902.
(Diário Digital, 1/5)

- A empresa "New Textiles" de Guimarães, iniciou a comercialização de têxteis inteligentes e roupa interior confeccionada para combater doenças de pele, prevendo facturar 300 mil euros em 2009 .O gestor, Pedro Pinto informou que a "New textiles" começou, há duas semanas, sob a marca "Skintoskin", a comercializar na rede portuguesa de farmácias e parafarmácias roupa para bebés, crianças e adultos, produzida com uma fibra composta por algodão, algas e prata.
(Ciência Hoje)
-Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, entre os quais o português António Damásio, concluíram que o cérebro processa as emoções de admiração e compaixão muito mais devagar do que as restantes reacções à dor física alheia. "O cérebro precisa de mais tempo e mais contexto para processar as emoções de admiração e de compaixão", salientou António Damásio, admitindo que os resultados do estudo que liderou, possam levar investigadores de outras áreas científicas a estudar os efeitos de histórias contadas muito rapidamente e sem contexto e sobre o efeito da informação rápida televisiva. ( D.Noticias 1/5)

- Um estudo feito por investigadores canadianos do Instituto Neurológico de Montreal diz terem descoberto onde se situa a inteligência no cérebro humano. Segundo os cientistas, a faculdade do saber está directamente ligada à espessura do córtex cerebral, também conhecido como massa cinzenta - região que desempenha funções fundamentais como a memória, pensamento, linguagem e consciência. Ao se aperceberem que os genes afectam o tamanho do córtex, avaliaram que futuramente a descoberta pode ter efeitos positivos em tratamentos de transtornos mentais, como Alzheimer, depressão e esquizofrenia. ( Público 1/5)
-A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) lançou hoje a «Ilha da Educação e Inovação» no Second Life (SL) destinada a professores e estudantes universitários de todo o Mundo. A apresentação decorreu na abertura do IV Artibytes, este ano dedicado à temática da Criatividade e Inovação, inserindo-se no Ano Europeu da Criatividade e Inovação. Maria Santa-Clara Barbas, coordenadora do encontro, afirmou que a ilha agora criada procura dar resposta às características dos estudantes do ensino superior, "que procuram promover as suas competências pessoais, sociais e relacionais, em diferentes espaços de aprendizagem".
(Ciência Hoje)
-O secretário-geral das nações unidas nomeou a portuguesa Marta Santos Pais, até agora presidente do Instituto da Unicef em Florença, para o cargo de Máxima Representante para os Direitos das Crianças. Em termos de hierarquia das Nações Unidas, este cargo é o mais importante da área. O anúncio será feito oficialmente ainda durante este fim-de-semana. Marta Santos Pais é, assim, a quarta portuguesa a ocupar um lugar junto dos cargos mais próximos do secretário-geral da ONU, depois de António Guterres (alto comissário para os refugiados), Jorge Sampaio (enviado especial para a luta contra a tuberculose), Victor Ângelo (representante especial para o Chade) e o superintendente Carrilho (comandante das forças da ONU em Timor). (D.N 1/5)

1 comentário:

Chat Gris disse...

Boas notícias, sim, a ver se animamos um pouco mais... Obrigada.
:)