terça-feira, 5 de maio de 2009

Mel no telhado!!!


Julgava que seria proibido criar abelhas nas cidades mas li há dias que em França está em curso um programa para instalar colmeias nos telhados – mesmo no centro de Paris!
É assim que nos terraços de hotéis como o “Eiffel Park” e o “Rive Gauche” já há vários enxames “ que produzem cada um 150 quilos de mel por ano” e parece que “alguns parisienses também converteram os seus terraços em centros apícolas”.
Outra questão interessante é a qualidade do mel. Não sofrerá com a poluição?
Espantosa conclusão : segundo estudos da Associação Francesa de Apicultores, as abelhas citadinas são bem mais sãs do que as do campo onde se usam mais insecticidas e produtos químicos !!
E já há outros países, como a Alemanha e o Reino Unido que se preparam para estimular a apicultura urbana. E se a moda pega? Acho graça mas …

As fotos são de dois apicultores no terraço do Hotel Rive Gauche, de outro que sobe para o telhado da sua própria casa e de um frasquinho de mel parisiense !

Nota : a notícia foi publicada na revista “Super interessante” de Maio

2 comentários:

ZIA disse...

A ideia até que me agrada mas... se as abelhas entram em fúria como aquelas de Sá da Bandeira? Zangaram-se porque alguém as desviou do seu local habitual e...foi tanta a ferroada que desapareceu o ChouChou, o cãozito da Kooka!! Não sei não mas é muito curioso o facto de as abelhas citadinas serem mais saudáveis...esperemos
Bjs
ZIA

Anónimo disse...

Tadinho do Chouchou!
E o nosso Pai tb.foi mordido.
Lembro-me do susto.
Beijo.
isa.