sexta-feira, 1 de maio de 2009

Universo? Universos? Multiverso ?!!

Li na revista “Super interessante” de Maio uma explicação sobre o conceito de Universo que “encaixa” como uma luva na minha racionalidade e deixa espaço à imaginação e aceitação de energias detectáveis e “escuras” ( as que se percepcionam mas ainda não se conhecem bem).

Desde 1948 que se defende a origem do Universo a partir de um “big-bang” mas também foram surgindo teorias que contrariam essa explosão inicial, sobretudo porque a expansão cósmica muito forte no início, devia estar a abrandar e, pelo contrário, está em aceleração. Procuram-se explicações e depositam-se esperanças no acelerador de partículas recentemente instalado em Genebra.
No artigo que li, descrevem-se outras teorias mas é a de Alexander Vilenkian e Jaume Garriga que “me tocou”. O primeiro é um astrofísico russo, director do Instituto de Cosmologia de Tuftis, no Massachusetts (Estados Unidos) e o segundo é professor da Universidade de Barcelona. Defendem a “ teoria do multiverso” – um multiuniverso !!
Para eles, “ a super-explosão não constitui um episódio isolado, trata-se de um fenómeno recorrente em regiões remotas do Espaço e do Tempo, onde se criam mundos paralelos”. “Não há um universo único. O que observamos é apenas uma parte ínfima do multiverso, formado por múltiplos mundos, que está num eterno processo de expansão explosiva acelerada, a inflação cósmica. É a criação quântica do Universo”. “O nosso big-bang terá ocorrido há cerca de 14 mil milhões de anos, mas, noutros recantos do multiverso, estão a produzir-se outros”. “ É possível que existam outras regiões do multiverso com histórias idênticas à nossa. É possível que não sejamos únicos e irrepetíveis como pensamos. “
Esta teoria parece ter em conta aspectos relevantes da Teoria da Relatividade, da Teoria Quântica e da Teoria das Cordas ( substituir a unidade “partícula” da física tradicional por unidades unidimensionais semelhantes a “cordas”, é tido como essencial para explicar o mundo multidimensional)

Fantasioso? Dada a complexidade e a ausência real de provas de qualquer das teorias é apenas mais uma – e eu gosto mesmo dela!!
( como a imagem não permite ler bem as explicações, fizemos uma legenda)

1 - O Multiverso ( conjunto de múltiplos universos)
2 – Crescimento infinito – há sempre zonas do multiverso onde estão a produzir-se big-bangs que criam novos mundos. Cada um dos universos paralelos possui um certo número de histórias possíveis, que podem repetir-se em qualquer dos outros. Por isso pode haver milhões de civilizações idênticas à nossa, ou, pelo contrário, nenhuma.
3 – falso vácuo ( espaço onde podem surgir novos universos)
4 - O nosso Universo e 5- zona observável do nosso universo
6 - Os habitantes dos universo-ilha percebem o seu mundo como se fosse único e infinito. Cada ilha tem um tempo próprio, contado a partir do seu próprio big-bang.
7 – universos-ilha

1 comentário:

Grima Sagaz disse...

cara e essas linhas q estao ligando os universos-ilhas na imagem, o q seria essas linhas??