sábado, 1 de agosto de 2009

NARGUILÉ

Eu gosto de cachimbos – talvez por influência do meu pai que os coleccionava.
De entre muitos, encantam-me os cachimbos d’água - narguilés, no Médio Oriente e na Turquia.

Vem este apontamento a propósito de uma pequena notícia que li há dias :na Turquia, passou a ser proibido fumar narguilé nos cafés, bares e restaurantes - € 32 de multa, 4 500 fiscais no terreno …
Este Mundo civilizado está a ficar sem graça!

Os cachimbos d’água terão sido inventados na Índia, por um médico do séc.XVII ( há quem diga do séc. XIV - ? ), como método para retirar as impurezas do fumo. Na China passou a ser usado para fumar ópio e, na Turquia, Pérsia e entre os árabes foi motivo de reunião em pequenos grupos, acompanhando café, conversa e silêncios partilhados. Os primeiros eram feitos de coco ,madeira e palha ; hoje são de metal ou vidro, dos mais simples aos mais sofisticados. Para os turcos são narguilés, para os árabes shisha ou sheesa, hookah na Índia, …
Um narguilé é composto por 4 ou 5 partes : um corpo/vaso que fica na parte inferior com a água que vai filtrar o fumo ; o fornilho onde se coloca a mistura de tabaco e por cima o carvão em brasa ; pode ter ou não um abafador que protege as brasas e evita o consumo rápido do carvão ; o tubo/mangueira por onde circula o fumo e na extremidade a piteira por onde se aspira o fumo ( nos lugares públicos é, era, descartável). Por vezes podem ter mais do que uma mangueira e ser fumados, à vez, por mais do que um fumador.
A água pode ser substituída por wisky ou afrodisíacos (!?) e a mistura de tabaco é constituída por folhas frescas de tabaco, polpa seca de frutos e essência de mel.

O que me incomoda é que a proibição parece justificar-se porque numa sessão de fumo com narguilé ( 20 a 60 minutos), a quantidade de nicotina inalada parece corresponder a cerca de 100 cigarros!
Mas parece tão bonito e calmo fumar narguilé!
Lembro a Lagarta Azul de “ Alice no País das Maravilhas” (Lewis Carrol) , fumando narguilé, sentada num cogumelo e conversando calmamente com Alice !!

E pronto. Os narguilés vão passar a enfeitar as montras da Turquia, acabaram as fotos de rua tiradas aos fumadores e eles, os fumadores? Será que vão reivindicar o direito, a liberdade de fumar e prosear sem tempo nos espaços públicos onde todos se encontravam? Eu não ia gostar nada se fosse um deles!
( Será que os homens vão perceber que certas proibições feitas às mulheres, obrigam a viver “às escondidas” ? )

2 comentários:

ZIA disse...

Eu também sempre gostei de cachimbos e...de aroma de tabaco de cachimbo e acho um objecto muito bonito.
Quanto aos narguilés, ao cachimbo de água, ainda são mais bonitos, alguns são mesmo obras de arte e, no Egipto experimentei, claro. Como não gosto do sabor do tabaco, achei esses, talvez pela água, bem mais agradável!
Bjs
ZIA

Ren Wysocki disse...

Fumar já é burrisse, fumar 100 cigaros em 60 minutos é igual 10.000% de burrisse.