domingo, 16 de maio de 2010

Histórias Boas do Mundo – 17


Ontem, 15 de Maio, pelas 21 h , os seis órgãos da Basílica de Mafra voltaram a tocar num concerto público, ao fim de 200 anos. Hoje, pelas 18h haverá novo concerto – já estão esgotados os 2 000 lugares.

Tudo é inédito neste concerto. Os seis órgãos foram concebidos para tocar em conjunto e estão estrategicamente colocados, aos pares, em capelas frente a frente e têm o nome de cada uma das capelas ; as músicas, compostas no início do séc.XIX, foram escritas para estes órgãos e, não havendo mais nenhum conjunto semelhante no Mundo, só neles podem ser ouvidas.
São organistas, em ambos os concertos, João Vaz (órgão do Evangelho), Rui Paiva (Epístola), António Esteireiro (São Pedro de Alcântara), António Duarte (Sacramento), Sérgio Silva (Conceição) e Isabel Albergaria (Santa Bárbara).
E haverá um coro : o Coro masculino Lisboa Cantat.

Os órgãos têm, em conjunto, 12 mil tubos ; o restauro, da responsabilidade do organeiro Dinarte Machado, demorou 11 anos e custou cerca de um milhão de euros pagos pelo Ministério da Cultura e por empresas privadas. A recuperação foi acompanhada por uma comissão científica de que fez parte o organista João Vaz.

Os órgãos foram encomendados por D.João VI mas a concepção do conjunto já fazia parte dos planos de D. João V . Três dos órgãos foram construídos por António Xavier Machado e Cerveira e os outros três por Joaquim António Peres Fontanelas. Foram inaugurados entre 1806 e 1807 .

Os concertos de ontem e hoje estão esgotados … só podemos “espreitar” o ensaio que foi o concerto de Natal, ainda sem o restauro completo e aguardar a transmissão que a RTP promete fazer.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Devia ter sido um belíssimo espectáculo!
Uma prima telefonou-me de Lisboa a desafiar-me mas não deu por questões de organização familiar....

Abraço

ZIA disse...

Já tive notícias desses espectáculos. Dizem que foram excelentes e que, em princípio, se repetirão no próximo fim de semana. Será?
Como notícia já é bem bom!
Jinhos
ZIA