domingo, 30 de maio de 2010

Histórias Boas do Mundo 19


Que o Mourinho é o “melhor treinador do mundo” ? Que uma menina que canta uma canção que é suposto representar Portugal conseguiu, sabe-se lá porquê, chegar à final da Eurovisão? Que … NADA DISSO, escolhemos :

“ O primeiro ninho de flamingos confirmado em Portugal”
Foi na Lagoa dos Salgados, um local importante do Algarve para a conservação das aves, que se observaram flamingos a nidificar. Os ovos já estão a ser incubados. É a primeira vez em Portugal.

Quem os vê no estuário do Tejo e em várias outras zonas húmidas do litoral até ao Algarve, poderia imaginar que estão ali também para ter filhotes como muitas outras espécies. Mas não. A verdade é que só uma vez, em 1980 se tinha observado uma tentativa de nidificação em Castro Marim – sem sucesso.

Os “nossos” flamingos , os do estuário do Tejo, são a concentração mais importante, mas varia de ano para ano. Em tempos fizeram-se censos mensais e em Janeiro de 1993 encontraram-se 2 781 aves, o maior número encontrado até 1998 – a partir daí não há registos !

Mas não é só no estuário do Tejo que os flamingos-rosa passam parte do ano.
Encontram-se em todo o litoral, na foz de rios, em lagoas costeiras, nos arrozais encharcados e nas aquaculturas. Alimentam-se em águas pouco profundas ou lodos e até podem nadar ( nas zonas de aquacultura, quando a água é mais profunda). A cor da plumagem resulta da alimentação e o tom rosado resulta de alimentação rica em carotenos.

De onde vêm? Para onde vão? Parece que os nossos flamingos vêm e vão para as “colónias” espanholas ( Laguna de Fuente de Piedra-Málaga e Doñana –Huelva) e francesas da Camarga.

E são lindos!!

Nota : as duas primeiras fotos são de flamingos da Lagoa dos Salgados; a 3ª são os do Tejo.

Sem comentários: