segunda-feira, 24 de maio de 2010

Viva a bicicleta!!

Paulo Guerra dos Santos é um Engenheiro Civil, Projectista de Vias de Comunicação e Transportes que, desde 2008, analisa “ o potencial ciclável de Lisboa e apresenta medidas concretas para favorecer este meio de transporte, em articulação com outros meios de transporte”. As suas experiências e conclusões constam do blogue :
http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com

Mas resolveu levar a sua “militância” mais longe : iniciou no sábado uma viagem de 4 meses pelo país, visitando 100 cidades e vilas de norte a sul, com o objectivo de promover a bicicleta e a sua utilização no quotidiano e sobretudo como alternativa casa-trabalho.
Hoje está no seu 2º dia de viagem, num percurso da Moita a Setúbal. Vai para sul, tentando percorrer o litoral alentejano e o Algarve no próximo mês, de forma a evitar os calores de Verão … mas será que a subida pelo interior se afigura mais fresca?
Interessante é também o seu propósito de viajar entre localidades de roupa desportiva e vestir fato e gravata no interior das vilas e cidades - é preciso provar que o meio de transporte garante aparência de “executivo” ! Sinceramente acho essa parte um exagero mas integra-se num projecto que prevê contactos com entidades responsáveis pelas várias Câmaras que visita.
E, na verdade, de fato e gravata a pedalar não haverá quem não olhe!

Para seguir a aventura há notícias no blogue, com imagens e detalhes interessantes. Visitem :

http//100diasdebicicletaemportugal.blogspot.com

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Ideia muito interessante e implementada em Paris com muito sucesso.
Pela colinas da cidade, ruas com piso muito irregular, trãnsito "feroz", entre outras coisas tornam difícil a circulação de bicicleta em Lisboa.
O projecto é viável em algumas zonas da alta da cidade.

Abraço