quinta-feira, 8 de julho de 2010

Bestas e … Bestas



Desde 1911 que se realizam em Pamplona as “Festas de San Fermin” com o formato actual mas parece ser uma tradição mais antiga. Das festas, o que é mais conhecido são as largadas de touros celebrizadas por Hemingway no livro “Fiesta” ( 1926).
Este ano começaram no dia 6 e prolongam-se até dia 14 – “ 204 horas de folia ininterrupta” – para os homens porque os bichos devem vivê-las em ansiedade e medo.
O momento alto em cada dia é o “encierro” quando às 8h, se dá a largada de touros dos currais até à Praça de Touros. São cerca de 800 m, delimitados por barreiras que os espectadores saltam para chegar aos touros. Dura 2 ou 3 minutos cada largada … e vale tudo. O “encierro” surgiu há 500 anos apenas para transportar os touros de um para outro lado … o homem do séc.XX transformou-o no que é hoje – o ponto central da “fiesta”. A multidão é compacta, encharcam-se de vinho e champanhe, pintam-se com ketchup para simular sangue, saltam das varandas para serem apanhados pela multidão, aterrorizam os touros. Desde 1911 morreram 15 pessoas ; desde 1995 só se registavam feridos mas este ano já morreu um homem – e há sempre muitos feridos.

Dizem que esta festa é uma das maiores celebrações do mundo, a par do Carnaval do Rio de Janeiro …

Há seres bem difíceis de entender : os humanos que se comportam como bestas e os touros que não aprendem a revolta e não se defendem a sério.
Nota:fotos sapo internet

2 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Gostava de compreender esta festa de loucuras, de encontrar um sentido para estes rituais que levam um povo a maltratar animais e a terem comportamentos um tanto sevagens. Isto seria admissível na idade média, mas não no secXXI.Há imagens (que não estão aqui publicadas por serem de uma grande violência)em que se pode ver animais sangrando até à morte e gente completamente embriagada enfrentando a policia.Que espécie de alegria é esta????!!!!

peonia disse...

Há quem espere estes dias para viver as festas de San Fermin em Pamplona, um ritual que testa a valentia do homem e a bravura do touro.
Procuro acompanhar, em directo, os encierros e, por curiosidade, sigo um barrrete verde que vai sempre entre os primeiros que entram na Praça. Será português? Se calhar não, mas lá valente é ele!!!