sexta-feira, 2 de julho de 2010

“Regresso à Escola“

No dia 1 de Julho, almoçamos na “nossa” escola, renovada, irreconhecível e estranha em muitos aspectos, familiar em muitos outros. Visitámos muitos dos espaços novos, deixámos outros para ver noutra ocasião, reencontrámos colegas e funcionários com quem vivemos muitos anos de bons e maus momentos, prometemos voltar e ajudar a “organizar memórias”.

Fiquei com a sensação de uma escola com espaços bem pensados e bem equipados, onde alunos, professores e funcionários poderiam ter um trabalho gratificante, onde todos poderiam encontrar espaços e tempos de lazer, onde se poderia VIVER com tranquilidade e satisfação.
Mas será? Os alunos do 2º e 3º ciclos saberão estimar as condições que lhes são oferecidas? Os materiais utilizados que tão bonitos parecem, serão resistentes para uma população escolar pouco cuidadosa? Os numerosos equipamentos electrónicos estarão protegidos ou conseguir-se-á um nível de responsabilidade colectiva capaz de não os degradar e fazer desaparecer?
É preciso ser optimista …
Vejam algumas fotos das salas e espaços de trabalho e lazer ( tenho saudades das bananeiras do Sr. Marques, dos banquinhos de jardim, …)

Claro que foi o Centro de Recursos o nosso local de maior interesse. O espaço onde foi agora construído já o tínhamos cobiçado nos anos 80 do século passado ( !!), quando surgiu o projecto para a sua instalação. Não deixaram e foi criado em espaços “roubados” a salas de aula e … ficou muito bonito também!
Mas agora está diferente : amplo, arejado, funcional, muito bem equipado e BONITO! Para além do espaço público tem pequenos gabinetes de trabalho e arrecadação ( um luxo e uma necessidade), uma sala de reuniões e um espaço exterior onde os alunos podem trabalhar em grupo ( e dar algumas “dores de cabeça”

4 comentários:

GatosMania disse...

Que gira reportagem da EB2,3Marquesa de Alorna ... com uma escola assim devíamos estar felizes, mas acho que não conseguimos. O que será que se está a passar com A EDUCAÇÃO!?!
A Gatosmania também anda por lá, mas passa mais tempo nas EB1 e Jardins de infância, no apoio aos alunos de Educação Especial, razão essa que não estive no almoço de 1de Julho.
Os agrupamentos verticais não conseguem envolver a conivência entre os docentes, imaginemos os megas agrupamentos! Tenho saudades da Escola Publica em que tínhamos tempo para saber estar, ser e fazer …! Gostava de ter conhecido o rosto da Marquesices, fica para uma próxima!

Anónimo disse...

Que linda está a Escola.
Vamos pensar positivo e desejar que todos a estimem!
Adorei o texto e as fotos.
Beijo.
isa.

peonia disse...

É bom regressar à "nossa Escola" e ver como ficou bonita! Por isso, faço votos para que todos estimem os novos espaços e equipamentos.
Às vezes fazia bem que os nossos alunos vissem como é a "ESCOLA em países de África", por exemplo... talvez assim valorizassem mais os bens de que dispõem.

goiaba disse...

Acredito que a dignificação dos espaços pode contribuir para mais bem estar entre as pessoas e um trabalho de melhor qualidade.Devia, sobretudo, contribuir para atitudes mais disciplinadas dos alunos ... mas tenho dúvidas quando as alterações são "oferecidas" sem esforço de uns e outros. Por isso deixei interrogações e não escrevi mitas outras coisas em que fiquei a pensar. A Escola está linda e pronto!
( também gostava de ter conhecido a "GatosMania"... )