domingo, 29 de maio de 2011

Boas Notícias de Novo 29

Sabemos que há tropas portuguesas no Afeganistão e isso não é nem boa nem má notícia …


Mas saber que as nossas tropas têm um trabalho apreciado e respeitado no que se refere a ajuda concreta à população, parece-nos uma Boa Notícia.

Um exemplo é a contribuição dada à população da aldeia de Pol-e-Charki e da região envolvente. Mais importante que o caixote que cada família recebeu com roupa, calçado, material escolar, brinquedos e cobertores, é a escola que o contingente português ajudou a recuperar. São dois edifícios e 32 salas inauguradas a 16 de Abril para servir uma região densamente povoada.

Na cerimónia de inauguração depois dos elogios à generosidade portuguesa ficou um pedido :” Precisamos de mais 40 salas de aula. Se vos for possível, ajudem-nos! Os nossos alunos aprenderiam mais!” . “ E também pedimos um computador e uma impressora” – é que a escola tem 6300 alunos e alunas, muitos ainda têm aulas ao ar livre … e claro, só há mesas e cadeiras.

E um dos alunos do 12º ano falou e disse: “ As escolas foram fechadas e os afegãos ficaram mais pobres. Os portugueses provaram que estão aqui para ajudar. Que Alá esteja em Portugal e o abençoe”

( nem ele imagina como precisamos de ser abençoados … e de ganhar juízo e valorizar tudo o que temos!)

Na região de Jalalabad, junto à fronteira com o Paquistão, há uma outra escola com 500 alunos e apoiada totalmente pela AMI. Está a funcionar há três anos, com seis níveis de escolaridade , com mais raparigas que rapazes e com professores do sexo masculino a dar aulas a turmas femininas! Usam uniforme de tecido oferecido pela escola de seis em seis meses … E as raparigas dizem que querem ser médicas, professoras, engenheiras !

Que pensarão de nós estes jovens se souberem da abundância de meios das nossas escolas, do esbanjamento de recursos, da falta de responsabilidade e pouco gosto em saber, da insatisfação geral?

Tudo é relativo, pois claro.

Mas seria bom reflectirmos - E QUE ALÁ ESTEJA CONNOSCO!


2 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Impressionante a diferença!Como damos tão pouco valor ao que temos com abundancia.

Rosa dos Ventos disse...

Tivemos sempre o imenso dom da dádiva!