sábado, 4 de junho de 2011

“Rota da Biodiversidade”

Depois de folhear com alguma atenção as fichas que dão uma informação detalhada sobre plantas e animais de Lisboa, deixo alguns apontamentos que foram para mim, curiosos:

- A tintureira (Phytolaca dioica), originária da América do Sul, tem bagas carnudas lá para o fim do Verão que podem ser usadas para fazer marmelada!


- Os freixos e os jacarandás têm flores antes de ter folhas e estes são uma espécie nativa da Bolívia e Argentina. Já tinha reparado nas flores antes das folhas mas vou observar melhor – e ainda é possível este ano.
- As laranjeiras-azedas que ficam tão bem na Av. De Roma tiveram antepassados no sudeste da China e vieram com os árabes para a Península ( séc.X)

- Finalmente sei o nome das árvores que crescem rápido na maior parte das ruas novas de Lisboa ( e aqui bem em frente) : são o Acer negundo, conhecidas por Pau-ferro ( ou bordo-negundo) – crescem rápido, têm flores amarelas e uns frutos do tipo sâmara que ficam pendurados depois de cair a folha


- E há as “ervas” e arbustos como as campainhas do diabo, a erva-azeda ( que gosto de provar), o falso azevinho ou erva-dos-vasculhos ( porque os ramos secos servem para fazer vassouras de jardim); e a íris amarela, as madrugadas e a salsa –de-cavalo a que se atribuem propriedades diuréticas ( os rebentos eram comidos como vegetais em certas regiões do mediterrâneo Ocidental) e a …




- E há uma grande variedade de líquenes , musgos e hepáticas que costumam parecer sempre iguais …

- Constatei que os melros são das aves mais frequentes nos nossos jardins e espaços verdes … devem estar contentes os que anseiam pela autorização da “caça ao melro” que se anuncia!

- Mas também andam por aí gaios, poupas, tentilhões, toutinegras, chilretas … enquanto nós só vemos os pardais, os pombos, as andorinhas … e por aqui as gaivotas.



Depois desta “tomada de consciência” prometo OLHAR melhor e VER. Há muito aqui mesmo ao lado para descobrir!!

Nota : as fotografias, por ordem são de : tintureira ; acer-negundo; erva-dos-vasculhos;salsa-de-cavalo; gaios; chilretas.

Sem comentários: