quinta-feira, 9 de junho de 2011

UM BOM EXEMPLO

A Associação Unidos de Cabo Verde é uma IPSS que foi implementada há 20 anos no Concelho da Amadora, desempenhando funções de apoio social, económico e cultural aos seus Associados e à população local, na maioria pessoas com problemas sociais graves. A maioria dos associados é de nacionalidade Cabo-verdiana e Portuguesa, embora também existam elementos de outras nacionalidades.

Em 2008, o Centro Comercial Dolce Vita lançou uma iniciativa com o objectivo de apoiar o empreendedorismo jovem, com a constituição de 10 novas empresas ou cooperativas no concelho da Amadora. Já conta com várias ideias de negócio aprovadas em áreas tão distintas como a contabilidade, as limpezas industriais, a produção alimentar e organização de eventos, entre outros. Entre tantos projectos inovadores, surgiu uma orquestra geração Dolce Vita, fruto de um protocolo entre a Escola de Música do Conservatório Nacional e a Associação Unidos de Cabo Verde.

Hoje, no final de um telejornal, vi uma reportagem que, entre outros exemplos de excelente inserção social, abordava o trabalho desta orquestra e mostrava a alegria e o talento de um punhado de jovens cabo-verdianos e suas famílias, todos muito orgulhosos do percurso já percorrido. Como sempre, emocionei-me com mais este exemplo de que, quando se quer, se consegue mudar o rumo e trilhar novos caminhos de esperança, alegria e realização pessoal.

Fica um vídeo para quem quiser conhecer melhor este projecto.

3 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Precisamos urgentemente de projectos destes! Adorei!

Rosa dos Ventos disse...

Óptima iniciativa!
Acontece que também são um povo muito musical!

Abraço

goiaba disse...

Vi um bocadinho do programa e a ideia é excelente.É bom divulgar.