segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O FUTURO!

Em artigo publicado no “Courrier Internacional” de Dezembro, traça-se um futuro onde os robôs serão tão importantes que até, pasme-se, podem vir a ser parceiros amorosos !!
Em 2007 já havia seis milhões e meio de robôs mas, até 2011, prevê-se que tripliquem : 18,2 milhões. Os robôs industriais serão alguns deles mas, a grande maioria, serão robôs de serviço ( de aspiradores automáticos a robôs militares ou agrícolas). Em Medicina, os nano-robôs bacterianos serão usados para injectar medicamentos nos vasos sanguíneos e os robôs cirúrgicos farão operações e transplantes tão bem como os humanos … Mas a grande novidade serão os “ robôs de companhia” – para se ocuparem de pessoas idosas, para brincar com crianças, para os serviços domésticos, para serem companheiros de sofá, …
É esta dimensão “de companhia” que tem trazido maior complexidade porque, “para que os robôs possam viver com as pessoas, têm de crescer com elas e aprender a interpretar as suas emoções”, afirma Lola Cañamera, investigadora espanhola a trabalhar no Reino Unido. “É preciso equipar os robôs com o equivalente a um sistema de prazer e dor que lhes permite categorizar estímulos, aprender comportamentos sociais, interpretar emoções humanas”.

Também se espera grande investimento nos robôs militares. A Coreia do Sul e Israel já usam robôs armados como guardas de fronteira – são eles que decidem se devem ou não matar … No Iraque e no Afeganistão há mais de quatro mil robôs armados, veículos que atacam em terra, no ar e debaixo de água. E há projectos para “soldados-robôs de consciência”.
E até a indústria pornográfica já tem os seus robôs !

Será bom este caminho? Que papéis se reservam para aos humanos?
E pensar que o primeiro “robô” foi criado por Tesíbio de Alexandria ( 130 a.C), para dar a volta a uma clepsidra!
Também a energia atómica quando foi descoberta não previa a destruição de Hirochima …

Sem comentários: