sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O nosso BURACO NEGRO!


O Grande Telescópio Europeu localizado no Chile permitiu a astrónomos alemães descobrir um “buraco negro maciço”, bem no centro da nossa Galáxia, a Via Láctea. É a primeira prova directa de um buraco negro. Este, está a 27 anos-luz da Terra, tem o diâmetro do Sol e uma massa de 4 milhões de sóis!
“Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão intensa que nem a luz consegue escapar do seu interior”.

A notícia foi publicada no Diário de Notícias do dia 11 . O que mais me chamou a atenção foi saber que os investigadores que fizeram a descoberta levaram 16 anos a concluir a observação – o tempo de uma determinada estrela completar uma órbita em torno de uma massa cuja gravidade a atraia e obrigava a orbitar: o buraco-negro.
Já se suspeitava da existência deste buraco-negro no Centro da Galáxia, através da extraordinária actividade gravitacional existente e confirmou-se. É o único na Via Láctea ( uma galáxia tem um ou nenhum, diz a notícia). É a primeira evidência directa da existência desses objectos no Universo.

Depois de 16 anos de suspeita e observação, temos “o nosso Buraco Negro”!
Queremos respostas rápidas para tudo. E é bom, de vez em quando, recebermos lições de persistência, determinação e paciência.

Sem comentários: