quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um Natal gelado

Para quem não esta “nem aí” para a crise financeira, é pensar num Natal diferente : consoada no Hotel do Gelo . Fica na Suécia, perto da aldeia de Kiruna (Lapónia), a 200 km do Círculo Polar Árctico.
A construção está a cargo de 27 artistas de diversos países que, a partir de 1 de Dezembro, constroem suites de vários estilos, sauna, dois restaurantes e um bar, uma igreja,… A construção vai sendo feita por fases, primeiro as suites simples e o bar, prontas a partir do dia 10 quando chegam os primeiros hóspedes ; a 25 de Dezembro estará pronta a Igreja e os restaurantes ; até 30 constroem-se as suites de luxo, preparadas para a passagem do ano. A construção só está concluída a 7 de Janeiro, para a festa dos Reis. A partir de Abril começa a derreter.
Diz quem experimentou que é muito confortável, embora a temperatura ambiente seja de 5º negativos. Nos quartos de gelo dorme-se bem, em sacos-cama quentinhos, com roupa adequada e, “imagine-se deitado/a numa cama azul-glaciar, num quarto esculpido no gelo,…, com clarabóias rasgadas que permitem ver as estrelas” . O hotel também tem quartos quentes(?) – mas não deve ter graça nenhuma.
E também é bom pensar nos passeios de trenó para ver “auroras boreais” ( se tiver sorte), fazer safaris na neve, “trekking” na floresta … e experimentar a gastronomia da Lapónia, servida em pratos de gelo e cocktails verdadeiramente “on the rocks” ( servidos em copos de gelo).

Deixe-se levar por este cheirinho a neve que tivemos, pense que “a vida são dois dias” e … vá à Lapónia. Quem sabe ainda pode ver o Pai Natal !





1 comentário:

Anónimo disse...

E uma rota do calor? Do SOL???
Abracinhos.
isa.