domingo, 7 de dezembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 19


- No próximo dia 9, um ano depois da cimeira EU-África, o governo anuncia a criação de um Centro de Arte Africana Contemporânea. “ O África.cont” ficará instalado num edifício do séc.XVIII, Tercenas do Marquês, próximo do Museu Nacional de Arte Antiga. A recuperação do edifício será entregue a um arquitecto africano – David Adjaye. O projecto já foi apresentado à entidade financiadora (Fundação Gulbenkian). Embora as obras só devam estar concluídas em 2011, as actividades começam em 2009, em espaços provisórios.
(Público, 2/12)

- Neste fim de semana pode ser visitada a XXII Feira Internacional de Minerais, Fósseis e Gemas, no Museu Nacional de História Natural, em Lisboa. A entrada é gratuita e ainda pode dar um saltinho ao Jardim Botânico, mesmo ao lado.
(D.Not. 5/12)


- Investigadores portugueses desenvolveram um método inovador para preservar as células estaminais do cordão umbilical. Trata-se de um processo diferente da criopreservação utilizada até agora. Pedro Cruz e Hélder Cruz, do laboratório ECBio, trabalham neste projecto há dois anos.
(D.Manhã, 5/12) - A Junta de Freguesia da Ericeira disponibilizou mais um recipiente para recolha selectiva de lixo: um depósito para a pastilha elástica. E também substituiu os recipientes para os sacos de plástico que os donos de cães devem usar … mais pequenos, mais práticos, menos sugestivos para quem não tem cão … (http://ericeiralocals.blogspot.com/)

- Para pessoas com mobilidade reduzida, a deslocação em Lisboa, vai ficar mais facilitada a partir desta semana, com o lançamento, na Internet, do «Portugal Acessível» que lista vários locais públicos com acessos especiais.
(Meia-Hora, 3/12)



- O livro «Jazz Covers», que reproduz cerca de 700 discos deste género musical, do português Joaquim Paulo, foi considerado o melhor livro de Jazz, em França, tendo-lhe sido atribuído pela Académie da modalidade o galardão «Prix du Livre de Jazz 2008».
(Global, 3/12)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim,boas e interessantes.Gostei.
Abraço.
isa.