domingo, 28 de dezembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 22


- Um grupo de cientistas da Escola Superior de Tecnologias de Viseu está a desenvolver um projecto inovador para converter as penas de aves em bioplásticos, criando uma alternativa para a eliminação de resíduos da indústria avícola - 20 mil toneladas de penas produzidas anualmente . O bioplástico é produzido a partir da queratina das penas ( 91% das penas) e é totalmente biodegradável. De acordo com o responsável pelo projecto, Romeu Videira, esta tecnologia permitirá substituir parcialmente os plásticos sintéticos que dependem do petróleo e são altamente poluentes.
(Expresso, 20/12)


- O avião MCR Biplace UL é um ultraleve totalmente construído em Portugal pela construtora Dyn’Aero Ibérica, na unidade fabril de Ponte de Sor.
( Expresso 20/12
) - No edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina estão expostas cinco telas de um programa “ Exibição de Bioarte”. São autores Joana Riçou, Pedro Pinto Silva e Marta Menezes.
( Ciência Hoje
)

- Decorreu o VI Encontro do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses. Durante três dias, investigadores a trabalhar em Portugal e no estrangeiro, fizeram cerca de 50 comunicações sobre “ ciências da vida, exactas e sociais”. De tudo se falou, ” da investigação de ponta nas neurociências às ciências cognitivas, do debate cultura à religião, entre conexões da ciência com as artes plásticas e a música”.
(Ciência Hoje)
- Peritos internacionais ( mais de 250, de 15 países), analisaram e visitaram 332 unidades de investigação portuguesas ( em 2007 e 2008), onde trabalham 20397 investigadores. Concluíram que existem em Portugal “ mais cientistas, melhor ciência, instituições maiores e de melhor qualidade” do que tinha sido detectado em anos anteriores.
( Ciência Hoje)

1 comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doacoes pra montar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Aceito doacoes no Banco do brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abencoe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com