quarta-feira, 27 de julho de 2011

“Amorzade”

Gosto de ler as crónicas do António Lobo Antunes na Visão, mas é-me bem difícil aguentar os seus livros … Na última semana a crónica tinha esse título : amorzade!!

Gosto de palavras novas ( como as que Mia Couto inventa, por exemplo), gostei desta e do que ela pode significar.

António Lobo Antunes explica a autoria da palavra e dá-lhe o significado óbvio :

“ O pintor italiano Valerio Adami dedicou-me assim um desenho. Com amorzade. E a justeza da expressão surpreendeu-me : não me tinha passado pela cabeça que é exactamente o que sinto pelos meus amigos, os vivos e aqueles que morreram, ou antes, não morreram, só não puderam vir hoje, logo à noite ou amanhã telefonam e estarão no sítio em que combinámos, sem falta, e a gente a abraçar-se às palmadas nas costas. …”

Numa época em que se fala tanto de amigos e se podem ter milhares no facebook, gosto de continuar com os poucos por quem tenho “amorzade” . E depois, é bom ter um lote maior de conhecidos …



2 comentários:

ZIA disse...

Também eu não perco uma crónica de A.Lobo Antunes e também achei muito curiosa esta nova palavra tão carregada de sentimento e magia como mágicas são as verdadeiras amizades. E amorzade é isso mesmo, um sentimento incondicional que nos faz vibrar com o bom e o menos bom daqueles a quem chamamos e sentimos como Amigos. Gostei mesmo!
Abraço
ZIA

irene andrade disse...

Alio-me àquelas e aqueles que passarão a adoptar a palavra "amorzade". É sem dúvida uma palavra que irá enriquecer o lexico do coração e marca bem a diferença entre os sentimentos com que destinguimos os amigos e aqueles que nos merece a humanidade. Amizade não se nega a ninguém que a mereça, mas amorzade só a manifestamos aos amigos profundos.
Queria deixar aqui o meu "amorzadezinho" ao Amon que merece ter o nome em qualquer parte do mundo, incluindo Florença, e talvez uma pose sobre uma ponte de Veneza. Quem sabe por onde se prolonga o mundo dos gatos amados ? BJ. Irene