sexta-feira, 8 de julho de 2011

SABES O QUE É UM HANG?

Se sabes fico contente, pois para mim foi uma novidade.

Desde muito jovem que tenho uma atracção muito forte por instrumentos musicais, embora não saiba nada de música. Assim fui acumulando vários instrumentos, desde a tradicional guitarra, bandolim, violino, cavaquinho, flautas de vários tipos, tambores, gaitas, xilofones, taças tibetanas, etc, etc…

Esta semana fui a casa de uma amiga que me mostrou um filme que tinha montado, o filme tinha um fundo musical  muito agradável que não reconheci .Normalmente tenho facilidade em descobrir os instrumentos que produzem os sons. Curiosa, quis saber que musica era aquela. Mostrou-me o disco; tinha-o comprado a um músico de rua em Barcelona.
Na capa um instrumento que não conhecia: parecia uma das nossas “campânulas” algarvias utilizadas nos cozinhados. Curiosa - vim para casa e fiz uma pesquisa. Além disso pedi uma cópia do disco para ouvir em casa.
Vou então partilhar este conhecimento com os curiosos destas coisas, como eu.


“Para começar vou começar por descrever que tipo de instrumento é.
Handpan é uma família de instrumentos parecidos com o steel drum mas tocados com as mãos.
Exemplos: Hang, Halo, Bells, Caisa, Hang SPB, Space Drum, Hapi, Zen Tambour, Bali Steel Dum, Milltone, Eclipse Drum, etc.



Estes instrumentos surgiram com mais força a partir do ano 2000 que foi quando surgiu o Hang, que foi inventado pelos senhores Felix Rohner e Sabina Schärer que criaram uma instituição (eles não gostam que chamem empresa) que se chama PANART em Bern, Suiça.

O Hang surgiu depois de uma pesquisa de 15 anos, pois as pesquisas começaram em 1985. Nesses 15 anos testaram vários tipos de metais porque se queriam livrar o metal que era utilizado nos steel drums. O metal que é usado para o fabrico dos Hangs chama-se Pang que é um aço nitretado, muito resistente e não oxida.”


“O Hang não foi criado como instrumento musical, mas sim para meditação. Também é usado por curandeiros.

O Hang é composto pelo lado Ding que é o lado onde tem uma nota central e em seu redor pode ter 7 ou 8 notas e o outro lado é o lado Gu que tem um orificio que pode ser usado como Udu. É completamente oco por dentro. O Halo e o Bells têm o mesmo formato.

lado Ding                                                   
lado Gu
Os Hanghang têm vindo a crescer bastante em popularidade sendo que, actualmente, é muito difícil comprar um, uma vez que continuam a ser feitos à mão pelos próprios inventores e estão sujeitos a uma lista de espera de vários meses.”

Agora vamos ouvir este belo som num video, poderão pesquisar outros...
 

4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Nunca tinha ouvido falar!
Belo som e excelente pesquisa!
Obrigada!

Abraço

goiaba disse...

Adorei o som e tb nunca tinha visto o instrumento. Vou procurar mais videos ao youtube e espero a cópia do discozito de Barcelona.
Obrigada pela informações e por este som!

Mar Lis Goiaba disse...

Peço desculpa de ter usado um termo errado, embora entre aspas. Deve-se à minha falta de atenção no que respeita a utensílios culinários eheheh!

ZIA disse...

Só o conheci através de ti e logo me encantei pelo som e pela forma do instrumento... de tudo se pode construir um objecto de som. é preciso talento, criatividade e perseverança para aperfeiçoar mais e mais a música produzida. Gostei mesmo, obrigada e ....bons sons!
ZIA