quarta-feira, 20 de julho de 2011

Invocando Brecht


Fernando Madrinha ( Expresso) associa o comportamento dos líderes europeus face às dificuldades financeiras de países como a Grécia, Irlanda e Portugal a um conhecido poema de Brecht que corria em papelinhos escondidos entre páginas de livros inocentes quando eu andava na Faculdade e que fiz questão de ter presente ao longo da vida. Como o recordo com frequência é provável que já o tenha deixado aqui mas aí vai de novo :


“ Primeiro levaram os negros

Mas não me importei com isso

Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários ( em tempos dizia-se comunistas em vez de operários)

Mas não me importei com isso

Eu também não era operário.

Depois prenderam os miseráveis

Mas não me importei com isso

Porque eu não sou miserável.

Depois agarraram os desempregados

Mas como tenho o meu emprego

Também não me importei.

Agora vão levar-me

Mas já é tarde.

Como não me importei com ninguém

Ninguém se importará comigo”

E continua Fernando Madrinha : “É o que se passa com a União Europeia. Primeiro levaram a Grécia e todos diziam que não era nada com eles porque não eram gregos. A Irlanda também nada tinha a ver com a Grécia, nem Portugal com a Irlanda, nem Espanha com Portugal, nem a Itália com a Bélgica” …

Quando chegar à França ou à Alemanha será que alguém se importará? Digo eu …

1 comentário:

ZIA disse...

Muito bem relembrado e nunca é demais referi-lo. a situação repete-se e, curiosamente, só quando os grandes começam a ser beliscados, só quando os maiores da Europa começaram a tremer é que houve resposta para a situação extrema a que se estava a chegar. E nenhum está livre, mais cedo ou mais tarde bate-lhe à porta. Que sábio era Brecht!
Abraço
ZIA