domingo, 10 de julho de 2011

Boas Notícias de Novo 35

-A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou as Berlengas e o concelho de Santana, na Madeira, como Reserva Mundial da Biosfera . Portugal passa assim a ter sete áreas com esta classificação : ilhas do Corvo, Graciosa e Flores ; reserva natural de Paul de Boquilobo, Parque Internacional Luso-Galaico Gerês/Xurês, Berlengas e Santana.

A distinção é atribuída a “sítios do planeta inabitados ou não mas onde a presença do homem já se tenha verificado e, mesmo assim, tenha respeitado a natureza da sua formação “.

Por outro lado nas Berlengas e em Santana salienta-se a riqueza da fauna e flora endémicas, sobretudo quanto a ecossistemas marinhos (Berlengas) e à floresta Laurissilva ( Santana)

- Foi certificada a árvore mais velha de Portugal ( até ao momento, claro). Fica em Santa Iria da Azóia ( concelho de Loures) e foi um trabalho desenvolvido ao longo de dois anos pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É uma oliveira e tem 2850 anos! Tem um pouco mais de 10 metros de perímetro de base e 4,40m de altura. O mais estranho desta notícia é pensar que, quando germinou, a Europa estava na Idade do Ferro e o actual território português era habitado por célticos , lusitanos, … . A oliveira teria perto de 800 anos quando os Romanos chegaram à Peninsula e Jesus nasceu uns anitos depois …

Se pudéssemos falar com ela, quanta história seria contada para se rever a História!

1 comentário:

Pearl disse...

Hummm... Percebo agora a jovialidade de um outro Oliveira... seu descendente, por certo...