sexta-feira, 1 de julho de 2011

Feira Internacional do Artesanato

Decorre em Lisboa, no Parque das Nações, até domingo. Realiza-se todos os anos e nós lá vamos em “peregrinação” obrigatória, uma ou duas vezes.

Este ano pareceu-nos melhor organizada e com um maior cuidado na apresentação dos pavilhões dos países convidados e do Pavilhão Nacional.



Das muitas(!!!) horas de deambulação seguindo escrupulosamente as 7 filas de cada um dos 3 pavilhões, ficaram os olhos cheios de objectos africanos, asiáticos e sul americanos, de gentes de todas as cores e indumentárias mas, desta vez, também nos encheu de orgulho o artesanato nacional. Será que não tínhamos visto bem nos anos anteriores? Será que a mostra é realmente melhor?

Gostámos de ver um monge tibetano construindo uma mandala de areia colorida – começou no início da Feira, vai interrompendo quando solicitado por isto e aquilo e irá terminá-la no domingo. Depois , como manda a tradição, irá destruí-la – tudo na vida é impermanente…



Do artesanato português gostámos de aspectos inovadores e originais em matéria de mobiliário ( em cartão prensado, cortiça, troncos; embutidos em madeira, …) mas também algumas originalidades em pequenos objectos como os presépios de xisto, por exemplo.






Ainda dá tempo : se nos lerem e estiverem perto, vão até lá. Com sorte até podem lanchar ou jantar no Pavilhão 4 … apesar da crise, estava repleto!

1 comentário:

ZIA disse...

Muito bem, uma excelente reportagem...quem vir vai ficar com vontade de lá ir. E vale bem a pena. Está realmente melhor, mais bonita, mais fasHioN, mais cómoda para quem circula e quer ver de perto as novidades, muito bom gosto na exposição e organização dos diferentes pavilhões. Tens razão, também ficou muito melhor o pavilhão nacional, com mostras diferentes, muitos artesãos jovens, entusiastas e muito criativos. Que consigam uma melhor visibilidade, nacional e internacionalmente, boas encomendas e que ajudem à economia do país.
Para a semana, divulgo um escultor português que encontrámos e de quem me foi oferecido um presépio...mais um para a minha colecção.
BJS
ZIA