sábado, 28 de junho de 2008

TRADIÇÃO DOS MERCADOS DE BAIRRO


O mercado tem uma importância vital para um bairro. Talvez se esteja a perder estes espaços de comércio personalizado que, para além de oferecer os produtos frescos é lugar de encontro de muita gente, especialmente população menos jovem, que tem o hábito de, todos os dias, comprar o pão fresco, a fruta, o peixe e ficar à conversa com aqueles que já conhecem de longa data.
Quando um conhecido não aparece pergunta-se, o que lhe terá acontecido e vai-se sabendo que a D. Ana caiu e partiu uma perna ou que a D. Rosa está agora em casa da filha, etc.
Este convívio tem um certo parentesco com os meios pequenos em que todos se conhecem e tem os seus inconvenientes, mas tem, por outro lado, a sensação agradável de uma protecção visível e um tratamento individualizado que é saudável. Tratam-se as “senhoras” por “meninas” mesmo que elas tenham mais de sessenta anos. É uma forma de acarinhar e de respeitar.
Neste mercado, há um pouco de tudo: flores, padarias, peixe fresco e congelado, talhos, charcutaria, hortaliças, frutas, roupas, cafés, restaurantes, papelaria, perfumaria e um mini supermercado onde não falta o essencial.
Não é necessário ir aos grandes supermercados e isto torna a vida desta gente mais cómoda. Privilegia as pessoas que não têm transporte e é interessante observar a quantidade de mulheres de todas as idades que têm o seu carrinho de rodas fazendo o transporte tranquilamente para casa.
Nas datas festivas há ornamentos no mercado. Agora, que festejamos os Santos Populares, lá estão os frisos de papeis coloridos e os tradicionais balões a enfeitar.
A ASAE vai passando de vez enquanto e eles tentam cumprir as normas, nem sempre com boa cara, porque há pormenores de muito exagero.
Se eu pudesse filmar faria um documentário interessantíssimo, porque tinha material para isso: espaço cénico, dezenas de personagens, valores históricos, sociais e culturais de grande valia.
Espero que o futuro não nos traga grandes alterações, que estes espaços tão ricos e tradicionais se mantenham. Digo isto porque já ouvi falar numa possível desactivação deste mercado e do aproveitamento desta área de terreno para construir outros edifícios que tragam mais rendimento.
Tudo é possível…sempre o poder e a ganância foram destruindo locais de interesse público.


2 comentários:

goiaba disse...

Gostei imenso do teu texto sobre o nosso mercado. Não vou lá muito para as "ervas" e fruta porque tenho outras manias que depois contarei mas gosto de ter o peixe fresco à mão e de conversar com o "senhor dos frangos" que tem uma experiência de vida fabulosa.Engraçado que o antigo mercado do bairro, ao ar livre, era no sítio onde foi construído o nosso prédio. Abraço ( ando à espera dos poemas que tens guardado)

Rocio disse...

Eu amo este tipo de mercado, você sempre pode encontrar aqui os mais frescos de frutas, tudo natural é sempre, eu espero que você pode continuar, você sempre terá as melhores coisas lá, um dia eu ainda tenho Lentes de contato coloridas