domingo, 24 de julho de 2011

Boas Notícias de Novo 37


Há tempo escrevemos aqui sobre as flores de sabugueiro usadas nos rebuçados suíços Ricola e que são , em parte, levadas do norte do País. Agora temos outra notícia semelhante que vamos encarar como Boa Notícia :

Há 40 anos que exportamos bagas de sabugueiro para o grupo alemão Dinter produzir concentrados de sumos. Notícia nova é que uma delegação portuguesa conseguiu há uns meses assegurar o escoamento da totalidade da produção – duas mil toneladas de bagas negras de sabugueiro produzidas no Douro Sul serão exportadas para a Alemanha. O aumento da exportação deve-se ao elevado grau de qualidade do nosso produto : “A baga de sabugueiro da região de Távora e Varosa é a melhor produção da Europa com qualidade de excelência reconhecida internacionalmente, devido, sobretudo, às condições climatéricas que lhe conferem um grau adoçante muito acentuado”.

Tal como há tempo tinha sido dito que iria acontecer, os valores de vários produtos de exportação registaram um aumento significativo : a exportação de calçado aumentou cerca de 20%, duplicou a exportação de pêra rocha, cresceu 17% a exportação de azeite e parece que os suecos estão interessados no “Magalhães”.



Segundo um ranking elaborado pela consultora Gartner, Portugal é um dos países desenvolvidos com maior potencial para prestar serviços na área das Tecnologias de Informação , em regime de outsourcing e é colocado, na Europa, ao mesmo nível de países como a Irlanda, Israel, Escócia, Espanha e País de Gales, segundo um comunicado da associação Portugal Outsourcing, citado pelo Jornal de Negócios.

Para Frederico Moreira Rato, presidente da Portugal Outsourcing, "a entrada do nosso país neste importante ranking da Gartner vem reforçar a nossa visão de que Portugal tem potencial para desenvolver uma nova indústria de serviços exportadora de ponta baseada no outsourcing de Tecnologias de Informação e processos".

Portugal foi pioneiro na Europa ao abrir, há quatro anos, a primeira licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pois agora vai ter o primeiro mestrado da Europa nessa área.



E para terminar esta semana : um estudante português ( Miguel Santos, 10º ano, Alcanena) conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática ( Amesterdão) , dois outros estudantes conseguiram medalhas de bronze ( Raul Penaguião, 12º ano,Sintra) e João Santos, 12º ano, Maia) e Luís Duarte, 10º ano, de Alcains, mereceu uma menção honrosa. PARABÉNS! ( mas não é inédito porque, em 2010, todos os participantes da selecção portuguesa às olimpíadas Ibero-Americanas foram medalhados e nas Internacionais de 2009 tiveram uma medalha de prata e três de bronze)

Nota : Há muito mais Boas Notícias que nos deixam um “amargo” ao sentir como poderíamos ter um país diferente se tivéssemos bons governantes, nenhuma corrupção, educação e instrução para todos, … paciência!!

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Mas sabe sempre bem ouvir e ler estas notícias!

Abraço