quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lixo e Responsabilidade


Há dias a Lis chamou a atenção para a sujeira do bairro onde vivemos. É ostensiva a irresponsabilidade e negligência da Junta de Freguesia, da C.M. Lisboa e dos trabalhadores responsáveis pela limpeza e recolha de lixo, sobretudo daqueles que saem todos os dias com os seus carrinhos de limpeza do Centro de Recolha de Lixo que fica mesmo aqui ao lado e nem vêm a quantidade de detritos grandes e pequenos que se acumulam à sua porta . E claros, irresponsáveis também são os cidadãos moradores …

Diferente perspectiva tem os autarcas e os trabalhadores da Junta de Freguesia da Ericeira. Mesmo que a noite tenha sido de “folia” com lixo e garrafas partidas deixadas pelas ruas, de manhã cedo está tudo limpo. E ninguém deita papéis ou pontas de cigarro para o chão – há recipientes em abundância para uns e outros. E os cãezinhos também não deixam cocós – os donos apanham porque há muitos locais com sacos de lixo para o efeito. E mesmo assim, ao longo do dia, vêm-se funcionários com equipamentos mais modernos ou mais antigos para apanhar o que escapa.
Não é só a abundância dos equipamentos de recolha de lixo – eles contêm mensagens que chamam a atenção: “ Utiliza-me”, “Obrigada pelo gesto”, “Por si e pelo Ambiente”.

Paralelamente a esta preocupação de ambiente limpo, a Junta investe na recolha selectiva de lixos e na sua reciclagem: rolhas de cortiça , papel e cartões, óleos de cozinha, orgânicos, vidros e garrafas inteiras, plásticos transparentes e rolhas de plástico, pilhas e roupas. Há numerosos postos com este conjunto de recolhas para além de muitos outros com as recolhas tradicionais. Há ainda um sistema de recolha personalizada em restaurantes e hotéis o que obriga a um trabalho até às 2 da manhã.
Existe também um Centro para recolha de aparelhos eléctricos, “verdes de jardim”, móveis, sofás e colchões.
Engraçado saber que as garrafas inteiras recolhidas, depois de separadas por tamanhos e embaladas, seguem em camiões TIR para Bilbau onde, depois de tratadas, são vendidas para o mercado vinícola francês …

A propósito da recolha de óleos para transformação em biodiesel e da multa aplicada à Junta por não estar autorizada a fazê-lo, soube de um apoio curioso e que passo a relatar.
Uma equipa constituída por três japoneses veio do Canadá para dar apoio à iniciativa da Junta e realizar uma viagem pela Europa, com um jipe equipado com uma micro-unidade de transformação de óleos de fritar em biodiesel, com autonomia para 900 km! É claro que apoios destes dão alegria e estímulo para continuar a lutar por um “melhor ambiente”, por soluções alternativas aos combustíveis tradicionais e por formas de melhor gerir os dinheiros públicos (mesmo quando se é multado).
Não votei no presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, mas aplaudo o seu espírito de iniciativa, a sua ousadia e o seu trabalho.
Quem sabe votarei nele numa próxima ocasião …

Nota: sobre a viagem dos japoneses, o jornal “O Ericeira” informa que se pode saber mais em
www.biodieseladventure.com


Sem comentários: