quarta-feira, 30 de julho de 2008

“CHUVA DE ESTRELAS”

Todos os anos em Agosto se anuncia uma “ notável chuva de estrelas”. Este ano li a notícia deste modo:

“ …por volta de dia 12 de Agosto a Terra passa numa região povoada por considerável número de meteoróides de pequenas dimensões, partículas deixadas, acredita-se, pelo cometa periódico Swift-Tultle. Pela acção da gravidade terrestre, tais partículas entram na atmosfera e, pelo atrito, aquecem e entram em combustão … designam-se popularmente por “estrelas cadentes” ou “lágrimas de S.Lourenço”.
Devido à velocidade de translação da Terra, os traços luminosos de Agosto irão “sair” da constelação do Perseu e por isso, também se chama à “chuva” de Agosto, “perseidas”.
Acontece que este ano o pico de “queda” coincide com a aproximação da Lua Cheia e, por isso, só vale a pena olhar para o céu no dia 16, quando há um eclipse parcial da Lua e a noite ficará mais escura (o eclipse atingirá o máximo por volta das 22h).

Lembro-me de há anos ter estado de olho no céu, dentro do carro, entre o Guincho e a Azóia porque se anunciava uma “espectacular chuva de estrelas”.
Bem, vimos uns tracitos luminosos de vez em quando e até adormeci!
Este ano vou voltar a olhar o céu e tentar encontrar a constelação Perseu, perto da Cassiopeia que, por sua vez se encontra muito facilmente a partir da Ursa Menor. Pelo menos veremos o eclipse …

Nota:li as informações citadas, na revista “SUPER Interessante” de Agosto de 2008.

4 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Quem me dera poder ver as estrelas!
Viver numa cidade tão iluminada não permite ver as constelações.Vou no entanto apontar na agenda esta data para planear uma saída.Infelizmente nos tempos que correm nem sequer se pode estar em segurança num lugar isolado. Pode ser que um amigo a viver no campo me dê guarida!

ZIA disse...

De volta a este mundo dos blogs e das postagens, depois de recuperado (será desta?) o meu portátil, gostei muito de ler a notícia e fico à espera de poder, eu também, ver a dita chuva de estrelas. Até lá, um abraço.
Mar

Rosa dos Ventos disse...

E eu a pensar que se andava a falar de um programa de televisão! :-))
Vou estar atenta.

Abraço

Anónimo disse...

Sim, estas estrelas,também quero ver.Li,algures, reli aqui.Obrigada.
Ia esquecer-me.Assim ñ.Abraço.
isa.