
A notícia sobre ele gerou um movimento de solidariedade com boas consequências : ofereceram-lhe um computador portátil, uma impressora e uma colecção antiga de livros sobre Almeida Garrett. Que bom!

- A Academia de Ciências de Lisboa ( fundada em 1779), elegeu pela primeira vez, para a categoria de “Académico Correspondente Estrangeiro”, quatro personalidades dos países africanos de língua portuguesa : Artur Pestana ( Pepetela), escritor angolano; Carlos Lopes, economista, nascido na Guiné e de ascendência cabo-verdiana e portuguesa; Valente Ngwenya ( Malangatana), pintor e escultor moçambicano, Germano Almeida, escritor cabo-verdiano.
A iniciativa desta nomeações deve-se a Adriano Moreira, presidente da Academia.
- José Saramago terminou um novo livro : “A viagem do elefante” conta a história de um elefante
- Cientistas portugueses do Instituto Gulbenkian de Ciência, encontraram um método inovador para detectar e “aspirar” o lixo electrónico ( spams). Inspiraram-se no funcionamento do sistema imunitário dos seres vivos …
- O projecto “ Cabine de Prova Interactiva”, desenvolvido na Universidade do Minho, pretende substituir a etiqueta de código de barras que identifica os artigos à venda e, ao mesmo tempo,
- Investigadores portugueses concluíram que extractos de uma espécie de sálvia, abundante nas serras d’Aire e Candeeiros, revela um enorme potencial como terapia em doentes de Alzheimer. O grupo de investigadores do Departamento de Química da Fac. Ciências da Universidade de Lisboa é liderado por Amélia pilar Rauter e trabalha em colaboração com Jorge Justino da Escola Superior Agrária de Santarém.
- Foi inaugurado, a 18 de Agosto, na ilha do Faial, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, para comemorar os 50 anos da última erupção vulcânica na zona. O Centro foi construído como um “bunker” ,soterrado nas cinzas expelidas pelo Vulcão. Dispõe de vários espaços de exposições, um auditório e ligação subterrânea ao Farol dos Capelinhos. Dispõe de uma vasta informação sobre vulcanologia : filmes tridimensionais, maquetas interactivas e artísticas, painéis informativos, programas de computador que explicam a formação dos vulcões e a evolução do arquipélago.
- Investigadores portugueses associados a outros da Alemanha e EUA, descobriram, no Mar Vermelho, uma nova classe de bactérias , a 1447 m de profundidade, num ambiente sem luz nem oxigénio. Parece ser uma descoberta tão importante como a que deu origem à classe dos anfíbios, das aves ou dos mamíferos. O coordenador do grupo português, Milton Costa, descreve a bactéria como “ um micróbio espampanante, que dá a conhecer um modo de vida até agora desconhecido; possui tentáculos que originam as células descendentes”
- Uma empresa algarvia é uma das 10 empresas mundiais que produz microalgas para alimentar larvas de peixe – 70% da produção anual é exportada para “maternidades de peixes e oceanários” em Espanha, França, Itália, Turquia e, recentemente, a Noruega.
Sem comentários:
Enviar um comentário