domingo, 3 de agosto de 2008

DOMINGO é dia de BOAS NOTÍCIAS


-“ Quando entrar em funcionamento, a fábrica de computadores a criar no Norte de Portugal por um consórcio que conta com a multinacional norte-americana INTEL, já terá quatro milhões de computadores encomendados”
( DN de 27/7)


-“ A brasileira EMBRAER anunciou a construção de duas fábricas de componentes e estruturas para aviões, em Évora. A EMBRAER é a 3ª maior fábrica de aviões do mundo “ ( DN 27/7)



- A recolha de resíduos plásticos aumentou 12% no 1º semestre de 2008, relativamente ao mesmo período do ano passado ( Expresso de 26/7)


- Elvira Fortunato da Universidade Nova de Lisboa, conquistou o 1º prémio de sempre dado a um investigador português, atribuído pela European Research Council ( ERC). O projecto vencedor, “Invisible”, “propõe-se fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores”. O ERC atribuiu ao projecto a nota máxima e inclui Elvira Fortunato no TOP5 mundial dos investigadores em electrónica transparente. É um prémio pessoal mas a investigadora também dirige o grupo do projecto de transístores com uma camada de papel como material isolante. ( Expresso 26/7)


- Boas notícias sobre energias alternativas : ( publicadas no jornal inglês “The Guardian” e reproduzidas no “Courrier internacional” de Agosto 2008)

. Estão a ser construídos 2520 painéis solares gigantes que tornam o Parque Solar da Amareleja o maior do mundo. A zona de construção é a que, na Europa, tem maior incidência de luz solar por metro quadrado. O parque estará instalado no final do
ano e vai fornecer energia suficiente a 30 mil habitações.

. No Norte está a ser instalado o maior Parque Eólico da Europa, com mais de 130 turbinas, ao longo da fronteira com Espanha.


. Perto da cidade do Porto está a ser montado o 1º Parque de energia das ondas do mundo com fins comerciais.





- O Governo português criou um Fundo para a divulgação e ensino da Língua Portuguesa, com as verbas que lhe cabem como parceiro minoritário em Cahora Bassa. A dotação inicial é de 30 milhões de euros. ( Mário Crespo, Expresso 26/7)



- Em Pequim há 4 universidades com cursos de Português e há outros cursos de Português em Xangai, Cantão e Chengdu. Um dos autores do dicionário Português-Chinês ( 1994) e decano dos professores chineses de português, diz que “ o português é uma língua de futuro na China”. Todos os estudantes “têm emprego garantido em empresas, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e noutras instituições governamentais” . “ Angola é o primeiro destino dos nossos alunos, mas também o Brasil. ( Expresso, 26/7)

- A Ermida de Nª Senhora da Conceição, em Lisboa, entre os Jerónimos e Belém ( Travessa do Marta Pinto), construída em 1707, abriu esta semana como galeria de arte – com exposições temporárias e um núcleo fixo de Arte Contemporânea.



- “A equipa “Engenius-UA” da Universidade de Aveiro, participou pelo segundo ano consecutivo na competição “Fórmula Student” e ficou em 1º lugar. O objectivo principal do torneio é o de levar várias universidades, a nível internacional, a participar num desafio que envolve o fabrico de pequenos carros de corrida” ( Ciência Hoje)


E … uma QUASE BOA NOTÍCIA:

Um engenheiro informático português, Nuno Martins, concebeu um dicionário de bolso do tamanho de um cartão de crédito, com um custo de 2€.
Mas … só uma empresa chinesa se interessou no financiamento do projecto.
E … nenhuma editora portuguesa disponibilizou, até hoje, o “ dicionário”!


Para terminar esta 1ª edição de boas notícias, era preciso poder dizer que, nesta última semana a autoestima da alma lusitana tinha registado progressos … mas não tivemos notícia.








3 comentários:

Anónimo disse...

Bem!!!A minha alma está "pasma"!!
Tanta informação!!Bem cedinho!Li tudo.Bom domingo.Abraço.
isa.

Rosa dos Ventos disse...

Gostei do que li!
A minha auto-estima lusa melhorou consideravelmente!

Abraço

goiaba disse...

"rosa dos ventos"
Essa é que é uma boa notícia!
Abraço