domingo, 7 de setembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 6



- Em Maio, comemorou-se o 6º aniversário da República de Timor-Leste: um encontro de milhares de pessoas na praça frente ao Palácio do Governo, com fogo-de-artifício, danças tradicionais e até uma canção cantada por Xanana Gusmão. A primeira manifestação popular pacífica desde 2006, nove meses depois de constituído o actual Governo de coligação (sem a Fretilin), 3 meses depois do atentado ao Presidente Ramos-Horta.
Veio a notícia no “Courrier internacional” de Setembro, num artigo de Steve Bracks publicado num jornal australiano. Bracks é consultor do Governo timorense para a organização da Administração Pública e evidencia profunda admiração pela governação de Xanana Gusmão. Chama a atenção para a forma como se resolveu a rendição e integração do grupo de peticionários (cerca de 700) que eram liderados pelo falecido Reinado e para o cuidado que se está a pôr na gestão das receitas do Fundo de Petróleo. (Courrier internacional de Setembro)
(Pena que não tenha sido noticiado em Portugal, com destaque, a comemoração do 6º aniversário … Por certo teríamos sabido de uma qualquer má notícia.)


- Os testes de navegabilidade da primeira embarcação do país, movida a energia solar, foram realizados esta semana na Ria Formosa e as garantias de segurança confirmadas pela Autoridade Marítima do Sul. O “Alvor Flor do Sol” tem 11 metros de comprimento e lotação para 14 pessoas. O autor do projecto é Jorge Severino, a construção fez-se num estaleiro de Faro e o barco é propriedade de um casal luso-irlandês que detém a empresa Alvor Boat Trips.
( Expresso 30/8/08)


- Maria João Pires voltou a gravar CHOPIN – o CD duplo é lançado a 15 de Setembro. (Expresso 30/8/08) - 1ª Exposição de Arte Contemporânea Coreana, inaugurada esta semana na Galeria do Palácio Galveias, ao Campo Pequeno e patente ao publico até 21 deste mês. É a primeira mostra de artistas coreanos entre nós, numa mostra intitulada Ser ou Ter. (Expresso, 30/08/08)


- A partir de finais de Agosto falar ao telemóvel, em viagem pela União Europeia, entre Estados-membros, é mais barato ao abrigo da «eurotarifa». O preço das chamadas feitas passou a ser de €0,46 e das recebidas passou a ser de €0,22. (Expresso Economia, 30/08/08)

- Campismo de luxo em Odemira – vai ser inaugurado em Maio do ano que vem, o melhor parque de campismo do país e um dos melhores da Europa. Serão cerca de 81 hectares na costa alentejana, num terreno muito bonito, com piscina coberta, outra ao ar livre, um campo de jogos, um parque infantil, centro de bem-estar, enfermaria, restaurante e supermercado. (http://www.zmar.eu/). Terá 111 chalés de madeira e caravanas para alugar com todo o conforto inerente a este tipo de estruturas.


- Cientistas portuguesas à conquista da Índia – Maria João Queirós e Inês Costa, ambas médicas, criaram há 13 anos a Eurotrials, uma consultora científica e de investigação na área da saúde. Hoje, têm sucursais no Brasil, em África e querem ir, em breve, para a Índia e Argentina. Fazem estudos epidemiológicos, fármaco-económicos e tratam de assuntos relacionados com a introdução de novos medicamentos no mercado, tendo como principais clientes as farmacêuticas, as universidades e as sociedades científicas. (Expresso Economia, 30/08/08)



- Peões mais protegidos nas passadeiras – segundo notícia da SIC, dia 2/09, em Braga, foi introduzido um projecto experimental de passadeiras inteligentes que detectam, em tempo real, a presença de peões e avisam, através de câmaras de vídeo, os automobilistas, mesmo que estes não estejam a vê-los.
Se o sistema resultar, seria bom que outras cidades viessem a adoptá-lo para maior segurança dos peões.

- Alegrem-se os fãs da comida biológica, abriu, em Campo de Ourique, na rua Azedo Gneco, 30 A, um supermercado «Brio», com uma enorme variedade de produtos sem substâncias químicas. Segundo a revista Time Out, a aposta mais forte desta loja é a secção das carnes, dos legumes e frutas que, tal como o pão, chegam frescos diariamente.
Goiaba, já sabemos quem vai lá rapidamente!

Sem comentários: