domingo, 28 de setembro de 2008

BOAS NOTÍCIAS 9


- A Priberam, empresa portuguesa de soluções informáticas, venceu o concurso internacional de avaliação de sistemas de pesquisa, disputado entre 21 participantes europeus e dos Estados Unidos. Segundo Carlos Amaral, administrador da Priberam, estes sistemas são a próxima geração de motores de busca. E o que fazem? Por ex.: à pergunta: “Qual a altura do Everest?”, responde “ 8 849 metros” e não com uma listagem de link’s onde se fala do Everest.



- Um grupo de investigadores, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, descobriu um novo mecanismo de regulação de uma proteína que, quando alterada, é responsável pelo cancro hereditário do estômago. A investigação foi conduzida por Joana Correia e pode abrir portas a um futuro tratamento da doença.
(CiênciaHoje)



- Realizou-se em Lisboa o Congresso Europeu de Cirurgia Cardiotorácica, com a presença de 5 mil cirurgiões de mais de 50 países. Foram apresentadas as últimas soluções em matéria de corações artificiais e robôs-cirurgiões (que susto!). Os média não estiveram muito interessados.
(Visão, 25/9)



- Um dos projectos portugueses apresentados no Concurso Europeu de Jovens Cientistas em Copenhague, da autoria de três jovens de Ovar e Arouca, conquistou, esta semana, um dos Prémios Especiais: o “Prémio do Clima”.
“O projecto vencedor assenta num novo modelo de estudo para ecossistemas lagunares e estuarinos, utilizando bioensaios de toxicidade em ouriços –do-mar”.
(CiênciaHoje)
- Muitas das antigas escolas primárias de Trás-os-Montes, desactivadas a favor da criação de um Centro Escolar, que agrupou os poucos alunos que restavam em várias aldeias, estão agora a ser aproveitadas para Turismo Rural.
Muitas dessas escolas, construídas ao estilo do Estado Novo, foram apetrechadas com todo o conforto, têm preços acessíveis e proporcionam uma estadia diferente, oferecendo aos turistas uma variada gama de actividades agrícolas e culturais, para além dum ambiente calmo e bucólico… Uma maneira diferente de voltar à escola…
(Global, 25/9)

- Já é possível reciclar rolhas de cortiça, desde Junho, não para serem de novo rolhas, mas para serem utilizadas na indústria automóvel, na construção civil ou aeroespacial. Podem ser entregues, em espaços reservados para o efeito, nos hipermercados Continente, nas lojas Dolce Vita de Miraflores, Linda-a-Velha, nos centros comerciais Monumental, Picoas Plaza, Residence e nos Agrupamentos de Escuteiros. E o Ambiente agradece!
(Time Out, 24/9)

Sem comentários: