sábado, 31 de maio de 2008

De um blog para outro: Welwitschia mirabilis



Li, num blog que visito regularmente, um apontamento sobre essa extraordinária planta. E recordei dois momentos:o único em que vi algumas welwitschias, no deserto de Moçâmedes e um caule da planta que, durante anos, permaneceu debaixo da mesa da televisão dos meus pais.
Não é uma planta bonita mas esmaga pela sua imponência. As que vi não tinham mais de 1m de diâmetro e talvez meio metro ou menos de altura mas há-as com mais de 1m de altura e mais de 4m de diâmetro. Diz-se que nos caules destas grandes plantas se pode esconder um homem … Será? Diz-se também que em Angola foram mais preservadas do que na Namíbia porque o medo das minas afastou as pessoas do deserto.
A estrutura da planta faz parte do seu fascínio: só tem duas folhas que crescem continuamente de um caule que se vai contorcendo provocando o rasgar das folhas, que, com o crescimento, também se vão esfarrapando – por isso parecem muitas folhas.
Os botânicos incluem-nas num ramo de transição entre as plantas sem flor para as plantas com flor mas as suas “flores” que ainda não são flores têm já estruturas masculinas ou femininas (em plantas distintas). Para atingirem as dimensões que se conhecem, têm uma vida longa – diz-se que as há com 2000 anos. No deserto de Moçâmedes os boschimanes diziam que as maiores tinham 1000 anos …
Muitas pessoas pensam que a Welwitschia por viver no deserto, deve ter folhas carnudas para armazenar água. Nada disso. São plantas que não resistem à seca … Por isso os desertos em que aparecem (Angola e Namíbia) estão junto à costa e as folhas têm estruturas que absorvem a água que se condensa, vinda nos nevoeiros marítimos. E a adaptação é tão perfeita que essas estruturas (estomas), que normalmente só existem na página inferior das folhas, também se desenvolveram na página superior.
Tenho um respeito profundo por estas plantas e acho que nelas está uma parte da minha alma … Não sei porquê. São sentires.

Nota: um caule de welwitschia, seco e envernizado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bela ideia ter dado mais informações sobre essa planta que, para mim, não sendo bela,tem algo que encanta.Diferente e misterioso até!! É isso.Foram as palavras que me faltaram. Obrigada,amiga.isa