quarta-feira, 28 de maio de 2008

A SENHORA DO BURRO

As notícias sobre o aumento de preço dos combustíveis e o texto sobre o “Pedibus” fizeram-me lembrar a “ senhora do burro” que conheci nos anos 70 e voltei a encontrar há 3 ou 4 anos.
Em 1974/75, vivi uns tempos na Ericeira e ia todos os dias para Mafra. Numa ida, na curva a seguir ao Seixal, assustei um burrito que levava uma senhora em cima para além dos dois cestos colocados simetricamente em relação ao dorso, já vazios depois da venda no mercado da Ericeira. A senhora caiu e eu vi-me muito aflita para parar o burro, acudir à mulher, ter a certeza de que ela estava bem e ajudá-la a voltar a montar o burro. Para mim já era uma senhora de idade …

Há 3 ou 4 anos, quando passei a fazer compras de fim de semana no mercado da Ericeira, encontrei um burro velhote, preso no cimo de uma ladeira, junto ao mercado. Percorri o mercado para descobrir a dona do animal e encontrei-a. Falei-lhe do atropelamento há quase 30 anos e era ela! Riu-se muito e, sinceramente, não notei que fosse mais velha do que a que minha memória retinha… Disse-me também que o burrito era o mesmo mas estava muito velhinho e já não o podia montar.

Há cerca de um ano, o burro morreu e no mesmo lugar encontrei uma jovem mula, muito pouco paciente. A dona contou-me como estava a ser difícil entender-se com a jumenta. E não teve com certeza tempo para se entender porque há meses, a senhora morreu. E, se já não vejo nenhum burrito levando legumes para o mercado, se calhar, qualquer dia, vão competir no estacionamento automóvel. Gostava!
Que pena a “senhora do burro” não estar cá para ver …


1 comentário:

Anónimo disse...

Que deliciosa a história da senhora do Burro!! Quando procuramos( ñ é preciso mto) "coisas" passadas connosco,temos sempre assunto e companhia para partilhar. Abraço. isa.