domingo, 11 de maio de 2008

A droga do Poder

É um lugar comum dizer que “o poder corrompe” … não só materialmente, corrompe sobretudo a alma, cria habituação como uma droga, estimula a imaginação e o engenho para ser mantido e aumentado.
Ocorrem-me muitos exemplos e esforço-me por não lembrar os que estão mais perto porque esta reflexão vem a propósito da sucessão de Putin: o seu “delfim”sucede-lhe na Presidência da República porque ele não pode voltar a candidatar-se. O Sr. Dimitri Medvedev, novo Presidente, propõe Putin para 1º ministro e o poder mantém-se – acrescido, porque, aos poderes do Presidente que manipula, junta os de 1º ministro que nem sempre teve na mão. A Rússia é uma democracia, o Sr Medvedev foi eleito com cerca de 70% dos votos, o povo parece estar bem esclarecido!
O Sr Putin é um homem respeitável que não foi beliscado por nenhuma das atrocidades que lhe são atribuídas. Vejam-se as denúncias dos seus opositores, alguns mortos como a jornalista Anna Politkovskaya, que denunciava publicamente as responsabilidades de Putin em esquemas de corrupção financeira e política, na intervenção desastrosa na escola de Beslen, onde morreram tantas crianças, no Teatro de Moscovo, na desinformação das acções na Chechénia e na Ingúchia,.. Gasparov, que foi mestre de xadrez e é hoje um combatente da oposição a Putin ainda está vivo …
E já agora, a propósito, lembro o regresso de Berlusconi, eleito também por uma maioria de um povo esclarecido e o desejo de regresso de Santana Lopes…
O poder é mesmo uma droga poderosa!

1 comentário:

Anónimo disse...

Plenamente de acordo!Lembrei-me de um caso passado com um antigo ministro das Finanças,que olhava, lânguidamente,quando passava pelo seu antigo Ministério. Uma amiga comum perguntou-lhe a razão dessa saudade,pois ele ganhava muito mais, no cargo em q. estava. Admirável resposta: O Poder..minha amiga!! O Poder...
Qto aos exemplos dados,totalmente de acordo, como disse no início.Um beijo.isa.